4/16/2009

"O Tesouro"

Competência: Desenvolver o gosto pelo passado recente de Portugal - 25 de Abril de 1974.
Actividades: Conhecer a história "O tesouro"; Dividir a história em partes e e distribuir uma parte a cada aluno; memorizar a parte respectiva; ensaiar a dramatização da história para posterior apresentação a todas as turmas.

Depois de trabalharmos o conto "O Tesouro", ficamos a saber como se vivia em Portugal, antes de 1974. As pessoas não podiam dizer aquilo que pensavam nem o que sentiam. Era um povo afectuoso e facilmente fazia amigos mas, quando alguém de fora lhes fazia determinadas perguntas, calavam-se com medo das paredes terem ouvidos. Só depois de estarem em casa, com as portas e as janelas bem trancadas, é que respondiam às perguntas, sussurrando.
Até que, no dia 25 de Abril de 1974, conseguiram finalmente o tesouro da liberdade.
Nos outros países, em que este tesouro sempre existiu, nem davam pela falta dele! Era como o ar que respiravam! Respiravam e pronto! É o que fazem agora os nossos avós, porque nós... sempre o fizemos!

6 comentários:

Maria Cecília disse...

Olá vizinhos e amigalhaços!
Isso é que foi trabalhar! Mas eu sou testemunha que estavam muito certinhos no ensaio porque espreitei, sou curiosa e gosto de ver tudo! Não podia deixar de dar os meus parabéns e continuem com bom desempenho porque eu vou continuar atenta e a escutar da minha sala as vossas vozes. Quero tudo afinadinho!

Beijinhos para todos da Turma 8 da Professora Cecília!

Turma4D disse...

Olá amiguinhos... Parabéns pelo vosso trabalho. Já agora vou sugerir-vos uma visitinha ao centro de documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra pois tem lá informação muito interessante. O site é:http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=bd25abril
Continuação de bom trabalho e boa semana para todos vocês...
Bjinhos da professora Teresa e da Turma 4D

Senhorinha disse...

Olá caras lindas! Hoje assisti ao vosso espectáculo e de vez em quando sentia arrepios. Sabem o que isso significa? Não , não era frio. Era aquele sentimento que se manifesta quando estamos a presenciar qualquer coisa muito, muito boa. Estão todos de parabéns. Beijinhos e até à próxima.

Maria Cecília disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Cecília disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Cecília disse...

Olá vizinhos!

Mais uma vez os nossos parabéns pela vossa dramatização do "Tesouro". Tal como já estávamos à espera, saíram-se muito bem. As vossas professoras estagiárias, Sofia e Lídia têm demonstrado grande empenho por vos proporcionar novas e criativas aprendizagens. Para elas e para a vossa professora Fernanda também muitos parabéns.
E já agora quando vão mostrar as vozes afinadinhas à nossa sala? Queremos ouvir a professora Sofia a cantar.

Beijinhos da turma 8 e da professora Cecília.

 
Copyright 2009 Nós somos. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase