12/11/2009

Natal!







Competências: desenvolver a capacidade de recorte, colagem, combinação de diferentes materiais; desenvolver o sentido estético; desenvolver a capacidade de reutilizar e reciclar.
Actividades: construção de uma árvore de natal, utilizando pacotes de leite, construção de uma coroa e de um cartaz com os nossos desejos de natal .

Para decorarmos a nossa sala na época natalícia, construímos uma árvore de natal com pacotes de leite. Ficou muito bonita!!! Fizemos ainda, uma coroa e um cartaz com os nosso desejos de natal. O nosso maior desejo era que a nossa amiga Jéssica Ferreira ficasse bem e regressasse o mais rápido possível à escola.

12/02/2009

Os Descobrimentos


Competências: desenvolver a capacidade de expressão através de um cartaz; compreensão histórica: tempo, especialidade e contextualização.
Actividades: audição e entoação da música "O Conquistador" e construção de um cartaz sobre os Descobrimentos Marítimos Portugueses.

No dia 27 de Novembro abordámos o tema dos Descobrimentos Marítimos Portugueses.

Cantámos a música "O Conquistador" relacionada com o tema e construímos um cartaz.
Vejam como ficou bonito :)

Poliminós!


Competências: compreender o conceito de poliminó; capacidade de identificar e distinguir poliminós; desenvolver a capacidade de investigação.
Actividades: construção de diferentes poliminós; actividade de investigação: "quantas são as planificações possíveis do cubo?".

A partir de quadrados coloridos construímos vários tipos de poliminós: dominós, triminós, tetraminós, pentaminós e hexaminós. De seguida, construímos várias planificações do cubo (com polydrons) e concluímos que o cubo tem 11 planificações possíveis.

Fontes orais e documentais



Competências: compreender a importância da história; compreender e distinguir fontes orais e documentais.
Actividades: observar e manipular fontes históricas primárias.
As professoras levaram para a sala de aula algumas fontes orais e documentais para observarmos: perlourinho em miniatura, notas, moedas e uma lucerna. Distinguímos as fontes primárias das fontes secundárias. No final, cada um de nós ilustrou um objecto dos nossos antepassados.

Os ângulos !

Competências: Compreender a noção de ângulo.
Actividades: construção de um barco de papel; desenhar ângulos a partir das dobragens do barcos; medir e classificar, quanto à sua amplitude, os ângulos.

No dia 30 de Outubro realizámos uma actividade sobre ângulos: rectos, agudos e obtusos.
Construímos um barco em papel (origami). Depois, desdobrámos o barco e desenhámos figuras geométricas nas vincas da folha de papel. De seguida, desenhámos ângulos nas figuras geométricas, medimos a sua amplitude e classificámo-los.

Vamo-nos proteger do sol!

Competências: compreender os malefícios e os benefícios da exposição solar; conhecer os cuidados que devemos adoptar durante a exposição solar.
Actividades: visualização de um vídeo.

Os perigos da exposição solar e os cuidados a ter durante a mesma foi um dos temas abordados na aula no dia 16 de Outubro.
As professoras mostraram-nos um vídeo muito divertido que nos mostra o que devemos fazer quando estamos expostos ao sol.

Dia da Alimentação!!!







Competências: promover hábitos alimentares saudáveis.
Actividades: decoração de tartes de frutas; lanche convívio com os afilhados (alunos do 1.º ano).
No dia 16 de Outubro comemorámos o dia da alimentação.

Foi muito interessante...trabalhámos a receita de uma tarte de frutas e confeccionámos essa mesma receita. Convidámos os nossos afilhados para irem à nossa sala comer uma fatia de tarte. Eles ofereceram-nos uma deliciosa bolacha de Outono que também prepararam para nós.

Foi um lanche delicioso e muito divertido!

10/10/2009

Visita ao Jardim Zoológico

Competência: Desenvolver o gosto e o respeito pela natureza.
Actividades: Visita ao Jardim Zoológico
Foi no dia 2 de Outubro que, às 6 horas da manhã, saimos da escola, entramos no autocarro, pusemos os cintos e lá fomos rumo a Lisboa... Fazer o quê?
VISITAR O JARDIM ZOOLÓGICO! Vimos tudo de ponta a ponta!
Adoramos ver todos aqueles animais. Foi um dia inesquecível! Mas aqui ficam as fotos para mais tarde recordar.
Quando regressamos à escola era quase meia noite! Vínhamos cansados mas muito felizes.

Olá amigos, cá estamos para mais um ano...

Olá amigos... Mais um ano que começa!
Aproveitamos o facto da Magui fazer anos e, todos juntos, festejamos o começo do nosso 4º Ano.
Fizemos votos para que tudo corra muito bem para ela e para todos nós.
...Como não podia deixar de ser queremos desejar, a todos aqueles que nos visitam, um ano repleto de aprendizagens! Para os nossos colegas, do 4º ano, desejamos o mesmo que nós vamos procurar fazer...Aproveitar bem este último ano, nesta escola que tanto gostamos!

6/05/2009

Dia da Criança

Competência:Compreender os valores que estão na base da definição dos direitos da criança
Actividades: Participar na actividade promovida pela Câmara Municipal de Braga
Este foi um dia verdadeiramente divertido. Fomos para a Grande Nave, no Parque de Exposições, onde nos esperava uma grande variedade de diversões. Até fizemos slide...Foi mesmo fixe! Mas vejam as fotos para poderem avaliar o tamanho da nossa diversão!!


5/28/2009

Braga Romana

Competência:Desenvolver a noção de cidadania activa
Actividades: Participar no cortejo de abertura da Feira Medieval "Braga Romana"
Hoje participamos no cortejo de abertura da Feira Medieval "Braga Romana", um Ex- libris da nossa cidade, como diz a nossa professora. Adoramos vestir-nos como nos tempos dos romanos. Estávamos bonitos e sobretudo muito vaidosos. Toda a escola participou! Todos os alunos e todos os professores... Foi mesmo bonito.
Aqui ficam as fotos para verem como estamos a falar verdade!





Então? Estamos ou não estamos bonitos?
Espero que gostem de ver as fotos tanto quanto nós gostamos de realizar esta actividade.


5/25/2009

A Ortografia - "Lapsogramas"

Competência: Desenvolver a aprendizagem da língua escrita como a compreensão do modo de construção de um sistema de representação.
Actividades:
1ª ETAPA - Escrita individual de um texto, seguindo as orientações dadas relativamente ao tema, número de linhas e tempo estipulado.
2ª ETAPA- Correcção dos textos produzidos de acordo com a "intervenção para trabalhar o erro, posicionando os erros no quadro da "Tipologia do erro".
3ª ETAPA - Analisar e comentar com os alunos os erros, falando sobre os sons e a sua representação gráfica (via fonológica), bem como a necessidade do desenvolvimento da via visual/ortográfica.
4ª ETAPA - Os alunos trabalham sobre os erros fazendo consulta no dicionário, escrevendo correctamente a palavra e completando o esquema com palavras da mesma família.
.
Sessão de 25 de Maio
.
Hoje escrevemos aos nossos amigos da escola de Palmeira. Cada um de nós, à sua maneira, fez a apresentação da escola onde "aprendemos a aprender". No final, a nossa professora recolheu todos os trabalhos e disse que, antes de enviarmos as cartas, ia ver se tínhamos "lapsogramas". Nós achamos a palavra engraçada mas não sabíamos o que era e, por isso, perguntamos. A professora explicou que foi um termo inventado, pelos linguistas cubanos, para os erros ortográficos. Eles consideram que os erros que nós damos quando escrevemos, não passam de lapsos de representação fonética. Isto é interessante, não é?
Coreccção pela professora
2ª ETAPA
Agora a professora vai corrigir e ver se temos os tais "lapsogramas" e depois, numa 3ª etapa, vamos trabalhar sobre os erros que possamos ter dado.
.
Sessão de 1 de Junho
3ª ETAPA
A professora corrigiu os nossos textos e, posicionou os erros que cometemos num quadro, por aluno e de acordo com o tipo de erro.
Tipologia do Erro
4ª ETAPA
Depois conversamos acerca dos erros que demos na nossa escrita e pudemos constatar que, muitos dos erros, são devido a alguns factores que podem ser corrigidos. Por vezes erramos a grafia da palavra porque, alguns de nós, têm dificuldade na transcrição do sistema fonológico para o sistema ortográfico, outras vezes esquecemos as regras ortográficas de base fonológica, a acentuação gráfica, a translineação entre outras causas.
Finalmente fomos trabalhar sobre os erros. Procuramos as palavras que escrevemos no dicionário e chegamos à conclusão que elas não existiam tal como as escrevemos. Procuramos então as palavras correctas e, para melhor interiorizarmos a grafia correcta das mesmas, escrevemos palavras da mesma família de cada palavra procurada.
Conclusão
Trabalhámos com bastante empenho e, mais do que isso, gostamos de o fazer e aprendemos.
 
Copyright 2009 Nós somos. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase