Competência:Desenvolver a noção de cidadania activa
Actividades: Participar no cortejo de abertura da Feira Medieval "Braga Romana"
Hoje participamos no cortejo de abertura da Feira Medieval "Braga Romana", um Ex- libris da nossa cidade, como diz a nossa professora. Adoramos vestir-nos como nos tempos dos romanos. Estávamos bonitos e sobretudo muito vaidosos. Toda a escola participou! Todos os alunos e todos os professores... Foi mesmo bonito.
Aqui ficam as fotos para verem como estamos a falar verdade!
5/28/2009
5/25/2009
A Ortografia - "Lapsogramas"
Competência: Desenvolver a aprendizagem da língua escrita como a compreensão do modo de construção de um sistema de representação.
Actividades:
1ª ETAPA - Escrita individual de um texto, seguindo as orientações dadas relativamente ao tema, número de linhas e tempo estipulado.
2ª ETAPA- Correcção dos textos produzidos de acordo com a "intervenção para trabalhar o erro, posicionando os erros no quadro da "Tipologia do erro".
3ª ETAPA - Analisar e comentar com os alunos os erros, falando sobre os sons e a sua representação gráfica (via fonológica), bem como a necessidade do desenvolvimento da via visual/ortográfica.
4ª ETAPA - Os alunos trabalham sobre os erros fazendo consulta no dicionário, escrevendo correctamente a palavra e completando o esquema com palavras da mesma família.
.
Sessão de 25 de Maio
.
Hoje escrevemos aos nossos amigos da escola de Palmeira. Cada um de nós, à sua maneira, fez a apresentação da escola onde "aprendemos a aprender". No final, a nossa professora recolheu todos os trabalhos e disse que, antes de enviarmos as cartas, ia ver se tínhamos "lapsogramas". Nós achamos a palavra engraçada mas não sabíamos o que era e, por isso, perguntamos. A professora explicou que foi um termo inventado, pelos linguistas cubanos, para os erros ortográficos. Eles consideram que os erros que nós damos quando escrevemos, não passam de lapsos de representação fonética. Isto é interessante, não é?
2ª ETAPA
Agora a professora vai corrigir e ver se temos os tais "lapsogramas" e depois, numa 3ª etapa, vamos trabalhar sobre os erros que possamos ter dado.
.
Sessão de 1 de Junho
3ª ETAPA
A professora corrigiu os nossos textos e, posicionou os erros que cometemos num quadro, por aluno e de acordo com o tipo de erro.
Tipologia do Erro
4ª ETAPA
Depois conversamos acerca dos erros que demos na nossa escrita e pudemos constatar que, muitos dos erros, são devido a alguns factores que podem ser corrigidos. Por vezes erramos a grafia da palavra porque, alguns de nós, têm dificuldade na transcrição do sistema fonológico para o sistema ortográfico, outras vezes esquecemos as regras ortográficas de base fonológica, a acentuação gráfica, a translineação entre outras causas.
Finalmente fomos trabalhar sobre os erros. Procuramos as palavras que escrevemos no dicionário e chegamos à conclusão que elas não existiam tal como as escrevemos. Procuramos então as palavras correctas e, para melhor interiorizarmos a grafia correcta das mesmas, escrevemos palavras da mesma família de cada palavra procurada.
Conclusão
Trabalhámos com bastante empenho e, mais do que isso, gostamos de o fazer e aprendemos.
5/11/2009
Escrita criativa
Competência: Desenvolver a escrita criativa.
Actividades: Mobilizar conhecimentos adquiridos sobre a banda desenhada; observar uma banda desenhada; contar a história sugerida pelas imagens; ouvir a história original.
Hoje começamos por rever o que já tínhamos aprendido sobre a banda desenhada (prancha, tira, vinheta, balão,...). Depois fizemos grupos e a nossa professora distribuiu, por cada grupo, uma banda desenhada.
Hoje começamos por rever o que já tínhamos aprendido sobre a banda desenhada (prancha, tira, vinheta, balão,...). Depois fizemos grupos e a nossa professora distribuiu, por cada grupo, uma banda desenhada.
Observamos as imagens, conversamos e fomos criando a história que as imagens nos iam sugerindo.
Depois de concluidos os trabalhos cada grupo leu o seu e pudemos verificar que as seis histórias, apesar de se tratar da mesma banda desenhada, eram diferentes umas das outras.
No final, a professora leu o conto original "Cachinhos Dourados e os três Ursinhos" e concluimos que, com as mesmas personagens, é possível escrever enredos bastante diferentes! É só pormos a imaginação a trabalhar...