Competência: Conhecer todas as notas e moedas em uso bem como o funcionamento de um banco.
Actividades: Assistir a uma palestra; questionar para esclarecer dúvidas; manusear o dinheiro; simular situações de depósitos e empréstimos; preencher um cheque.
Palestra com o Sr. Lopes (Bancário).
Foi no dia 23 de Outubro que recebemos na nossa escola o Sr. Lopes, pai do nosso colega André, para nos falar sobre a moeda única, o euro.
Como achamos que o tema não era muito próprio para os colegas mais pequenos, apenas convidamos para assistir à palestra os nossos colegas dos 3º e 4º anos.
Como é bancário, explicou-nos o que é como funciona um banco.
Simulou uma situação entre o bancário, e dois clientes. Um depositava dinheiro e o outro fazia um empréstimo.
Explicou como se preenchia um cheque!
E no final, e já na sala, ofereceu-nos uma lembrança. Uma esferográfica muito fixe! Até dava luz!
Ficamos a saber muitas coisas, como por exemplo como se abre uma conta, para que serve ter uma conta bancária, como se pode movimentar a conta, enfim, coisas que nos podem vir a fazer falta, um dia mais tarde... Mas o que realmente foi importante para nós, foi ver todas as notas e todas as moedas que existem. Ficamos a saber também que as notas são iguais em todos os países que têm o Euro e que as moedas também têm uma face comum. No entanto, têm uma face nacional que apenas diz respeito ao país de origem.
A turma agradece ao pai do André não só a disponibilidade mas, também, a paciência que teve connosco, respondendo a todas as perguntas que lhe íamos colocando.
Como achamos que o tema não era muito próprio para os colegas mais pequenos, apenas convidamos para assistir à palestra os nossos colegas dos 3º e 4º anos.
Como é bancário, explicou-nos o que é como funciona um banco.
Simulou uma situação entre o bancário, e dois clientes. Um depositava dinheiro e o outro fazia um empréstimo.
Explicou como se preenchia um cheque!
E no final, e já na sala, ofereceu-nos uma lembrança. Uma esferográfica muito fixe! Até dava luz!
Ficamos a saber muitas coisas, como por exemplo como se abre uma conta, para que serve ter uma conta bancária, como se pode movimentar a conta, enfim, coisas que nos podem vir a fazer falta, um dia mais tarde... Mas o que realmente foi importante para nós, foi ver todas as notas e todas as moedas que existem. Ficamos a saber também que as notas são iguais em todos os países que têm o Euro e que as moedas também têm uma face comum. No entanto, têm uma face nacional que apenas diz respeito ao país de origem.
A turma agradece ao pai do André não só a disponibilidade mas, também, a paciência que teve connosco, respondendo a todas as perguntas que lhe íamos colocando.
0 comentários:
Enviar um comentário