Competência: Desenvolver o conhecimento lexical.
Actividades: Partindo do texto informativo sobre plantas, construir um mapa semântico; Com os alunos distribuídos por grupos e partindo do mapa, elaborar um novo texto informativo sobre o tema; Divulgar os trabalhos.
Actividades: Partindo do texto informativo sobre plantas, construir um mapa semântico; Com os alunos distribuídos por grupos e partindo do mapa, elaborar um novo texto informativo sobre o tema; Divulgar os trabalhos.
.
Hoje descobrimos que aprendemos bastante sobre as plantas. A professora escreveu no quadro a palavra "Plantas" e foi fazendo perguntas às quais respondíamos prontamente. Então começamos a representar graficamente a relação entre a palavra dada e todas as outras que nós já sabíamos. Começamos por relacioná-la com "ser vivo", "Reino Vegetal", "ervas, arbustos e árvores", "terrestres, aéreas e aquáticas", "raiz, caule, folhas, flor e fruto", "reprodução", "alimentação", "ambiente", "indústria"...mas depois, cada uma destas palavras eram relacionadas com outras e mais outras...Tínhamos sempre mais alguma coisa a acrescentar! Foi assim que construímos um mapa semântico. Este serviu para planificarmos a escrita, por cada grupo de trabalho, de um texto informativo. Até já pensámos para quem vamos escrever! Uma vez que tencionamos colocá-lo no nosso blog, irá ser para partilhar o que sabemos com os colegas que nos visitam. Prometemos fazer isso em breve. Hoje não houve tempo!
.
Para saberes mais sobre plantas, entra aqui.
4 comentários:
Parbéns, Ferreiritas!
Estão a desenvovler uma actividade muito interessante e um pouco difícil. Mas é assim que se cresce, não é?
Ia fazer-vos um desafio: podiam dizer-nos quais foram as vossas dificuldades tanto na construção do mapa como nestas actividades preparatórias, pode ser?
:)
Altina
Este trabalho sobre "As plantas"foi feito para que os outros soubeçem mais sbre elas. Espero que perçebam!
Gostei de fazer o mapa semântico das platas.
Quando a professora escreveu a palavra "plantas" no quadro e nos disse para pensarmos em tudo o que a palavra nos fazia lembrar, tivemos mesmo que fazer um mapa para podermos organizar tudo aquilo que queríamos dizer. Não foi muito difícil porque a professora foi-nos orientando na elaboração do mapa. Mas tínhamos tantas coisas para dizer, que o mapa ficou enorme! No entanto, ficou tão bem organizado que,com ele e em pequenos grupos, vamos escrever textos informativos sobre as plantas. Vai ser fácil!
Experimentem fazer o mesmo que nós! É super interessante!
Também já fizemos o contrário. Pegamos num texto informativo sobre os golfinhos e retiramos toda a informação que ainda não conhecíamos. mas vamos colocar no blogue, para poderem ver daquilo que estamos a falar.
Beijinhos para todos aqueles que nos visitam.
Enviar um comentário