2/06/2009

Parece que é mas não é

Competência: Desenvolver competências específicas de compreensão de textos informativos.
Actividades: Mobilização de conhecimento prévio sobre o tema e posterior verificação das concepções; Leitura do texto; Redução da informação a esquema; Síntese organizada da informação.


Parece que é mas não é

Tal como um peixe, vive na água, no mar ou em grandes rios. Tal como um peixe tem barbatanas e cauda. Parece mesmo um peixe, mas não é.
Excelente nadador, pode nadar a uma velocidade de 40 km/h e mergulhar a 300m de profundidade. Dá grandes saltos, podendo atingir os 5 m acima da água.
A sua vida é passada a procurar alimento e a brincar. Come principalmente peixes, mas também lulas, camarões e outros animais. Come muito, podendo chegar a devorar 160 kg de alimento num só dia.
Vive em grupo e é muito dócil e sociável, tanto com os outros elementos da sua espécie como com o homem. Dizem também que é muito inteligente.
.
Já adivinhaste quem é?
.
A sua forma de comunicar chama-se eco – localização, embora alguns cientistas já lhe tenham chamado Golfinhês. Para comunicar emite sons que, ao “baterem” nos objectos, voltam para trás. Pelo som que recebe, ele consegue saber a que distância se encontra o objecto e até que objecto é esse. É assim que consegue encontrar comida, defender-se dos perigos e não se perder do grupo.
.
E agora, já sabes que animal é?
.
É isso mesmo, é o golfinho. O golfinho não é um peixe, é um mamífero. Tal como os outros mamíferos tem sangue quente e respira pelos pulmões, embora tenha o nariz no cimo da cabeça. Por isso, quando precisa de respirar tem de vir à superfície da água e colocar o nariz de fora.
.
Só mais uma coisa…
.
Sabes que em Portugal podes ver golfinhos? Existem algumas dezenas no estuário do rio Sado.
.

Act. I - Antes de ler o texto, os alunos respondem individualmente à coluna "Eu penso que".
.

. Act. II - Após a leitura do texto, recolha em pequenos grupos de dados relativos a cada uma das categorias apresentadas pela professora (ex: identificação do animal, classe a que pertence e justificação, características físicas, alimentação, habitat, comportamento).

Act. III - Após o trabalho sobre o tema, aos alunos sintetizam a informação por categorias (o que já sabia sobre o tema; O que aprendi com a leitura do texto; O que tive dificuldade em compreender; O que gostava ainda de aprender sobre o tema; Onde posso procurar mais informação sobre o tema).

.

Queres saber mais sobre golfinhos? ... Então clica aqui ... ou aqui

2 comentários:

ALICE disse...

Esta matéria toda sobre Golfinhosa ajudou-me a saber mais coisas sobre ele.
Foi expétacular!

Iara Silva disse...

Gostei muito de aprender coisas sobre Golfinhos,são uns animais muito carinhosos.
Um beijo enorme para os Ferreiritas, e para a minha professora.

 
Copyright 2009 Nós somos. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase