2/12/2009

As Plantas

Competência:Produzir um texto informativo sobre as plantas, partindo da realização prévia de um mapa semântico sobre as mesmas.
Actividades: Realizar em pequenos grupos (4 elementos) a observação dos mapas semânticos, previamente elaborados, sobre as plantas; organizar e seleccionar a informação considerada relevante; pensar para quem se vai escrever e com que objectivo; escrever os textos.
.
Olá! Cá estamos a cumprir o que prometemos! Lembram-se dos mapas semânticos que fizemos sobre as plantas? Lembram-se de termos dito que iríamos escrever textos para partilharmos os nossos conhecimentos?
Pois então eles aqui estão. Ah! É verdade! Também fizemos desenhos para ilustrar os nossos textos. Espero que gostem.

As Plantas
.
As plantas são seres vivos da Natureza que podem ter vários aspectos. Elas precisam de água, luz, ar e alimentos para viverem.
As plantas têm diferentes tamanhos, podendo ser grandes, médias e pequenas. Nas diferentes estações do ano algumas plantas mudam o seu aspecto pois algumas são árvores de folha caduca e outras são de folha perene.
Também podem viver em diferentes locais: na água (aquáticas), na terra (terrestres) e no ar (aéreas).
As plantas têm diferentes partes, sendo elas a raiz, o caule, a folha, a flor e o fruto. As partes da planta têm diferentes funções. A raiz fixa a planta à terra; o caule segura as folhas, as flores e os frutos. As folhas fazem a planta respirar e transpirar e os frutos originam uma nova planta.
As plantas também servem para fazer muitas coisas, como por exemplo para a nossa alimentação e para a alimentação de outros seres vivos. Também servem para fazer móveis e roupa e, principalmente, para nos dar oxigénio.
.
Grupo1:
- Magui
- Francis
- Rita
- Inês
.
As Plantas
.
As plantas são seres vivos. Podem ser pequenas, médias e grandes. As árvores podem ser de folha caduca e podem ser de folha perene ou persistente. As plantas precisam de água, sol, oxigénio e alimento e podem viver na água, na terra ou no ar. A função da raiz é fixar a planta à terra; a função do caule é suportar as folhas, as flores e os frutos; a função da folha é produzir oxigénio; a função flor é a reprodução e a função do fruto é originar uma nova planta. As plantas são autênticas fábricas de oxigénio.
.
Grupo: 2
- Rafa
- Pedro
- Marcelo
As Plantas
.
As plantas são seres vivos que produzem o seu próprio alimento. O aspecto pode ser grande, médio, e pequeno. Existem árvores que têm folha caduca (caem no Outono) e as que têm folha perene (nunca caem).
As plantas, para viverem, precisam de luz natural, água, oxigénio e temperatura adequada, podendo viver na terra (terrestres), na água (aquáticas), ou no ar (aéreas).
A Planta é constituída por raiz, caule, folha, flor e fruto. A função da raiz é fixar a planta à terra e absorver água com os sais minerais. A função do caule é segurar as partes da planta e levar-lhes o alimento; a função da folha é produzir o oxigénio para todos os seres vivos e é o “nariz” da planta; a função da flor é a reprodução e a função do fruto é originar uma nova planta.
As plantas são importantes para o ambiente e servem para fazer mobiliário, vestuário e são uma verdadeira fábrica de oxigénio.
.
Grupo3:
- Renato
- Diogo P
- Diogo M

As Plantas
.
As plantas são seres vivos, que pertencem ao Reino Vegetal. Algumas plantas são de tamanhos diferentes.Podem ser grandes (árvores), médias (arbustos) ou pequenas (ervas).
O aspecto das plantas muda conforme as estações do ano. Na Primavera as folhas nascem e no Outono caem.
As plantas precisam, para viver, de água, ar, temperatura adequada e alimento.
A planta é constituída, por: raiz, caule, folha, flor e fruto. As diferentes partes das plantas têm diferentes funções: a raiz não tem a mesma função que o caule, este não tem a mesma função da folha. A função da folha é diferente da função da flor pois elas produzem oxigénio para nós respiramos, enquanto que a flor origina o fruto.
As plantas servem para mobiliário, perfumes, medicamentos, vestuário…
Sem as plantas não havia vida na Terra.
.
Grupo: 4
Jessica.F.
Gui
Sara
Iara
.
As Plantas
.
As plantas são seres vivos que pertencem ao Reino Vegetal.
O tamanho delas pode ser grande, são as árvores, médias são os arbustos e finalmente as pequenas que são as ervas.
As plantas para viverem precisam de temperatura adequada, ar, água, luz e alimento.
As plantas podem viver na terra, na água e no ar. A raiz tem a função de fixar a planta à terra e também absorve a água com sais minerais. Cada parte da planta tem a sua função específica e muito importante.
As plantas são muito importantes porque servem para fazer mobiliário, depois de tratar a sua madeira, servem para a nossa alimentação e de muitos outros seres vivos, servem para fazer perfumes, tecidos, medicamentos e, sobretudo, são indispensáveis ao ambiente.
.
Grupo: 5
- Gabriela
- André
- Nuno
.
As Plantas
.
As plantas são seres vivos e têm tamanhos diferentes: são as ervas, os arbustos e as árvores.
Há árvores com diferentes tipos de folhas. As que caem no Outono chamam-se folhas caducas e as que ficam o ano todo chamam-se folhas perenes . Para as plantas viverem precisam de ar, água, temperatura adequada e luz natural (sol). As plantas podem viver na água (aquáticas), na terra (terrestres) ou no ar (aéreas).
Cada uma das partes da planta tem uma função:
- Raiz: fixar a planta à terra e absorver a água com sais minerais;
- Caule: suportar as folhas, as flores e os frutos e levar o alimento a toda a planta;
- Folha: produzir oxigénio, respirar e transpirar;
- Flor: reproduzir;
- Fruto: originar nova planta.
A planta é importante para o ambiente, a indústria e a alimentação.
.
Grupo: 6
- Alice
- Jéssi Cunha
- Luísa
-Joana

15 comentários:

Anónimo disse...

Os nossos trabalhos em grupo.
Eles tao mesmo bonitos .
beijinhos.

Anónimo disse...

Nós os ferreiritas fizemos este trabalho para mostrar o mundo emoçionante em que as plantas vivem.
Espero que precebam!

Anónimo disse...

Nós os ferreiritas fizemos este trabalho para mostrar o mundo emoçionante em que as plantas vivem.
Espero que precebam!

Anónimo disse...

parabens pelo vosso trabalho!

Anónimo disse...

adoro o vosso trabalho continuem assim!!

Anónimo disse...

A VOSSA SALA TRABALHA MUITO E ADORO O VOSSO TRABALHO!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ESTÁ FEIO!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Lindo !!!

Eu também trabalho assim com os meus alunos. Na nossa sala também se constroem textos informativos a partir de mapas semânticos!

Anónimo disse...

tão magníficos adorei os vossos trabalhos continuem assim e ainda vao ser como o Picasso um grande pintor

bruna disse...

gosto muito dos vossos trabalhos e estive a ler algumas mensagens vossas e alguns meninos e meninas disseram mal dos vossos trabalhos mas nao liguem eles tem inveja
beijos grandes de bruna aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhh e continuem a trabalhar assim adeus e vou ver sempre os vossos trabalhos

hanna disse...

muito criativo e lindo vosso trabalho!!

Meus Parabéns disse...

Meus parabéns pelo vosso trabalho continuem assim a partilhar a cada vez mais o vossO conhecimento e nãO liguem pra essas criaturas que falarem mal do vosso trabalho são pessoas do nivel atrasado por isso vos um voto de confiança e continuem assim a desfrutar aos pequeninos Oq vcs sabem...de yêfriinéè pra todos um Bj a todos que fizeram esse trabalho magnifico...pra mais informação me adicionem no facebook (Yêfriinéè Djeny) Bye

beta disse...

ameikkkkkkkkkkkkkkkkk

beta disse...

ameikkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

amei esse livro das plantas lindoo

 
Copyright 2009 Nós somos. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase