3/16/2009

A Sofia e o caracol

Competência: Compreender processos básicos de compreensão da leitura.
Actividades: Exercícios de avaliação de processos integrativos e macroprocessos.


A Sofia e o caracol

Sofia, sentada na sua mesa baixinha, começou a fazer a cópia. De vez em quando olhava para o amigo caracol que passeava na planta verde e lhe sorria.
– Ainda ficas aí muito tempo a fazer essas ervinhas pretas?
– Isto não são ervinhas: são letras! É o meu trabalho da escola.
– Gostas de andar na escola?
– Gosto, pois.
– Que fazes lá?
– Aprendo muitas coisas novas, e aprendi a ler e a escrever.
– O que é ler?
– É olhar para estes risquinhos pretos e entender o que eles dizem como se fosses tu ou a minha avó Margarida a falar.
– Falam, esses riscos?
– Falam, pois. Fartam-se de contar histórias giras.
– Ler é melhor que passear na erva?
– Ler é a coisa melhor que há no mundo.
– Mas tu gostas de brincar lá fora, na erva.
– Uma coisa não tem nada com a outra. Olha, mas fica a saber uma coisa: o que eu gosto mais de tudo na vida é de ler. Depois, claro, há outras coisas que também gosto.

Maria Rosa Colaço, Sofia e o caracol


Act. I - Identificar ideias principais.

a) - De acordo com o texto, assinala com X a resposta correcta.


Act. II - Inferir relações.


a) - Sublinha a opção correcta, de acordo com o sentido do texto.


b) E para ti?


c) - Repara na frase: “Os riscos fartam-se de contar histórias”. Assinala com X a opção correcta, de acordo com o sentido do texto.



d) - Os "riscos" contam histórias!?


Act. III - Compreender os elementos de conexão.

a) - Utiliza, do respectivo conjunto, a palavra adequada e completa as frases.

b) - Repara na frase: “Os riscos fartam-se de contar histórias”

1 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o blogue! As actividades propostas estão muito interessantes.
É bom saber que também se aprende com as colegas.

 
Copyright 2009 Nós somos. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase